O impacto multimédia, quer seja no ensino online quer seja no presencial, depende de alguns princípios multimédia que podem ter implicações nos modos de ensino e aprendizagem. Mayer sugere sete princípios:
Principio Multimédia: sugere que os alunos aprendem com mais facilidade através de palavras com gráficos ou imagens do que apenas com palavras isoladas.
Principio contiguidade espacial: sugere que os alunos tem mais facilidade em aprender quando as palavras e imagens correspondentes se apresentam lado a lado quer seja numa página ou num ecrã.
Princípio da contiguidade temporal: sugere que os alunos têm mais facilidade em aprender quando as palavras e imagens correspondentes são apresentadas simultaneamente.
Princípio da Coerência: sugere que os alunos têm mais facilidade em aprender quando não são incluídas palavras, imagens e sons estranhos.
Princípio da redundância: sugere que os alunos têm mais facilidade em aprender através de animação ou narração do que através de combinações de animação, geração e texto.
Princípio das diferenças individuais: sugere que para alunos com baixos conhecimentos os desenhos têm efeitos mais fortes e mais significado do que para os alunos com muitos conhecimentos, o mesmo acontece para os alunos que têm mais ou menos capacidade espacial (a habilidade espacial traduz-se na capacidade mental que um individuo tem para gerar, manter ou manipular imagens visual).
Comentário: Através destes sete princípios, o ensino e aprendizagem podem ser vistos numa perspetiva que valorize as diferenças entre indivíduos e as formas de ensinar e aprender, estes princípios vão de encontro às necessidades dos alunos e do ensino, quer seja presencial ou online, e que através destes novos caminhos pedagógicos se possa proporcionar uma equidade de conhecimentos para todos respeitando a sua individualidade.
Bibliografia: Texto C: Fahy, P. (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online.
Deixo um power point que me parece sugestivo ao tema e aos princípios multimédia na perspectiva de Mayer.
View more PowerPoint from afca
Sem comentários:
Enviar um comentário