De uma forma generalista o software social é aquele que se refere a interação social em grupo. Segundo Lefever (citado em Anderson 2005), e de uma forma menos generalista “ o software social liga as pessoas para o trabalho interior de cada uma delas, pensamentos, sentimentos e opiniões” (Fahy, 2008 p.19)
Boyd (em Owen, et al, 2006) define software social segundo três tipos de suporte de interação:
“Suporte para interacção convencional entre indivíduos ou grupos” (Fahy, 2008 p.20 ) através de mensagens em tempo real bem como trabalhos colaborativos e assíncronos;
“Suporte para feedback social” (Fahy, 2008 p.20) inclui essencialmente a interação entre grupos, em que estes avaliam as contribuições de outros, e levam a uma reputação digital;
“Suporte para as redes sociais” (Fahy, 2008 p.20), criam e gerem as relações pessoais virtuais dos participantes.
Anderson (2005), define software social “pelas actividades que suporta, como a possibilidade de “reuniões e encontros, construção de uma comunidade” (Fahy, 2008 p.20) oferecendo apoio, orientações na aprendizagem e contribuindo para a diminuição de erros de comunicação.
Podem ser consideradas ferramentas de software social os blogs, listas de discussão, fóruns, wikis, diigo, os chamados sites de relacionamento, instant messaging, chats e outros dispositivos de interacção síncrona ou assíncrona.
Apesar da popularidade, há também as criticas e neste sentido, Dvorak (2006) considera perda de tempo as experiencias em software social uma vez que estas não têm “indícios de realidade e das suas consequências na vida real” (Fahy, 2008 p.21).
Em contextos de aprendizagem o software social tem como objetivo a comunicação e a organização da informação, é visto como um estímulo e um incentivo à aprendizagem colaborativa e à cooperação facilitando deste modo a uniformidade social, que é orientada para a comunidade, num ambiente de participação voluntária.
Comentário: Aprender é um processo de experiências ricas e diversificadas, e através das ferramentas de software social que suportam e facilitam a comunicação e interação num contexto social concretizam-se novas formas de aprendizagem, estas resultam do enfolque tanto por parte de organizações como de educadores na criação de conhecimento, colaboração e interação. O software social permite novas abordagens à aprendizagem e à interação social, numa sociedade em que cada vez mais se estão a desenvolver novos hábitos e novas culturas.
Bibliografia: Texto C: Fahy, P. (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online.
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